Vídeos (SOCIOLOGIA)

filme2

Segue abaixo vídeos sobre diversos temas envolvendo sociologia como mundo do trabalho, cultura, poder político e movimentos sociais, violência urbana, indústria cultural, mídia e política, teorias sociológicas clássicas.

 VÍDEOS SOBRE MUNDO DO TRABALHO

Indicação de Filme: Carne e Osso (Brasil, 2011)

Segue abaixo documentário “Carne e Osso” (Brasil, 2011) sobre as condições de trabalho em frigoríficos no Brasil e que permite que se visualize a permanência dos pressupostos do  fordismo-taylorismo e o trabalho alienado na definição dada por Marx.

Conteúdo Estruturante: Mundo do Trabalho

Indicação de Filme: Tempos Modernos (EUA, 1936)

Segue abaixo o filme clássico Tempos Modernos (EUA, 1936). Neste filme, Charles Chaplin e seu personagem Carlitos, faz uma sátira com o modelo fordista-taylorista e seu sistema de alienação e exploração do trabalhador. Os sofrimentos físicos e mentais no trabalho, a angústia do desemprego e a expectativa de uma vida melhor são também abordados no filme.

Conteúdo Estruturante: Mundo do Trabalho

Indicação: Programa Roda Viva-Entrevista com o sociólogo brasileiro Ricardo Antunes sobre transformações recentes no mundo do trabalho

Conteúdo Estruturante: Mundo do Trabalho

 

VÍDEOS SOBRE PODER, POLÍTICA, IDEOLOGIAS E MOVIMENTOS SOCIAIS

Indicação de Filme: A Revolução dos Bichos (EUA, 1999)
Sinopse: Baseado no clássico livro de George Orwell, numa analogia a revolução russa, em que os animais representam os trabalhadores e os humanos os capitalistas. Após a revolução, um grupo de animais (os porcos, analogia com o stalinismo) acaba com a democracia e se transforma num estrato social com privilégios, corrompendo os ideais da revolução.
Conteúdo Estruturante: Poder Político e Ideologia.

Indicação de Filme: Adeus Lênin (Alemanha, 2003)
Sinopse:  O filme faz uma reflexão divertida sobre um jovem que vivencia a queda do Muro de Berlim em 1989 pondo fim as duas Alemanhas, a comunista e a capitalista. Neste contexto sua mãe, que era uma entusiasta do regime na Alemanha Oriental, sofre um acidente e só recupera sua consciência quando a Alemanha Oriental não existe mais. Determinado a não contar a verdade para a sua mãe por recomendações médicas, o dilema do jovem permite o filme abordar os valores e os dilemas presentes na sociedade capitalista em conflito com os da sociedade socialista que deixava de existir.
Conteúdo Estruturante: Poder Político e Ideologia

Indicação de Filme: Panteras Negras (EUA, 1995)
Sinopse: Baseado na historia real do Partido dos Panteras Negras nos anos 1960-70, organização revolucionaria do povo negro explorado e marginalizado nos EUA, no contexto da luta pelos direitos civis. O enredo gira em torno da ação de dois lideres do movimento, Boby Seale e Huey Newton, no crescimento e apoio aos Panteras nas comunidades e a forte repressão empreendida pela CIA e o FBI.
Conteúdo Estruturante: Poder Politico, Ideologia e Movimentos Sociais

Indicação de Filme: Pão e Rosas (EUA, México, 2000)
Sinopse: Maya é uma imigrante mexicana ilegal que vai para Los Angeles encontrar sua irmã Rosa para trabalhar com ela como faxineira num luxuoso prédio de escritórios. Submetida a exploração com salários baixos e humilhações, Maya encontra Sam, um ativista sindical que a ajuda despertar para a luta por melhores condições de trabalho e direitos. Enquanto alguns personagens aderem ao movimento, outros tem medo de perder bolsa de estudos (Rubem), e outros ficam contra o movimento. Os personagens Maya, Sam, Rosa e Rubem adotam diferentes caminhos e decisões.
Conteúdo Estruturante: Movimentos Sociais

Indicação de Filme: Terra Para Rose – O Sonho de Rose (Brasil, 1987, 2000)
Sinopse: Documentário com imagens da época (Terra Para Rose) sobre a mobilização de 1.500 trabalhadores sem terra no Rio Grande do Sul em 1985, que ocupam um latifúndio improdutivo, abordando as dificuldades nos assentamentos, as passeatas em direção a Porto Alegre para se exigir desapropriação na luta pela reforma agraria. Na segunda parte (O Sonho de Rose) o documentário passa-se 10 anos depois na região em que antes havia um latifúndio improdutivo e passa a ter uma terra distribuída coletivamente em cooperativas, após exitosa reforma agraria.
Conteúdo Estruturante: Movimentos Sociais

Indicação de Filme: Linha de Montagem (Brasil, 1978-80)
Sinopse: Documentário histórico sobre a greve dos trabalhadores do ABC paulista entre 1978-80 feito na época dos acontecimentos. Revoltados com os baixos salários, péssimas condições de trabalho e o alto custo de vida, trabalhadores decidem parar as maquinas e realizam uma das maiores greves do Brasil tendo que enfrentar a intervenção da ditadura militar contra o sindicato e sua Lei de Segurança Nacional e a policia de Maluf, governador de São Paulo a época. As assembleias gigantescas, as reuniões e mobilizações são retratadas. Desponta a figura de Lula como grande líder da greve.
Conteúdo Estruturante: Mundo do Trabalho e Movimentos Sociais

Indicação de Filme: Capitalismo: uma história de amor (EUA, 2009)
Sinopse: O documentário de Michael Moore trata das consequências do sistema capitalista como uma engrenagem de se criar dinheiro às custas da população mais pobre. No início é mostrado como funcionava o sistema financeiro em Roma para depois comparar com os Estados Unidos. O filme mostra o descaso das empresas privadas com os funcionários ao tomarem posse das indenizações quando estes falecem, deixando as famílias sem receber os seguros de vida. A crise financeira também é mostrada quando milhares de famílias tornam-se prisioneiras dos empréstimos e dividas com os bancos e programas do governo, graças a juros exorbitantes levando-as a serem expulsas de suas casas, enquanto corretores aproveitam para revender as mesmas casas.
Conteúdo Estruturante: Poder Político e Ideologia

Indicação de Filme: O Espetáculo Democrático (Brasil, 2003)
Sinopse: Documentário feito por estudantes de jornalismo da USP em 2003 cobrindo a grande mobilização de massa e as expectativas para a posse de Lula na presidência da Republica em 2003. O documentário passa a comparar as mudanças nos discursos políticos-ideológicos do PT nas campanhas de 1989 a 2002, o uso da mídia e do marketing na politica, além de entrevistas com políticos como Paulo Maluf, os ex-presidentes Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso, entre outros.
Conteúdo Estruturante: Poder Político e Ideologia

Indicação de Filme: Muito Além do Cidadão Kane (Inglaterra, 1993)
Sinopse: Documentário narra a historia da Rede Globo de Televisão, produzido por uma TV inglesa em 1993. O titulo “Além do Cidadão Kane” era uma alusão a um personagem (Charles Foster Kane) do escritor Orson Wells, inspirado no magnata do império das comunicações nos anos 1940 nos EUA, William Hearst. O fundador da TV Globo, Roberto Marinho, é comparado a Hearst. O documentário mostra a relações da Rede Globo com a ditadura militar, com o grupo americano Time Life, além da participação da Rede Globo em fraudes de eleições, coberturas parciais e no apoio a ditadura.
Conteúdo Estruturante: Poder Político e Ideologia

Indicação de Filme: Diários de Motocicleta (EUA, Brasil, Argentina, 2004)
Sinopse: Filme retrata a historia real do jovem médico argentino Ernesto Guevara antes de se tornar o Che. Com o amigo Alberto Granado, decide percorrer a América do Sul de moto e passará a se deparar com varias realidades de exclusão social e exploração dos povos no continente. Esta viagem contribuirá para Ernesto Guevara fortalecer suas convicções humanistas e depois socialistas de unidade dos povos latino-americanos contra a exploração capitalista.
Conteúdo Estruturante: Poder Político e Ideologia

Indicação de Filme: Siko: SOS saúde (EUA, 2007)
Sinopse: Documentário de Michael Moore mostra o deficiente sistema de saúde nos EUA. A crítica é a inexistência de um sistema público e estatal bem como às seguradoras de saúde que lucram bilhões sem oferecerem serviço adequado, mesmo para aqueles que pagam em dia. Quem não tem acesso a esse sistema privado morre sem atendimento. O filme faz uma excursão para outros países como Cuba, Canadá, Inglaterra e França para comparar seus sistemas de saúde com os dos EUA. Além de mostrar como as empresas de saúde fazem loby com o Congresso e a presidência da República para se impedir que seus lucros sejam reduzidos, é evidenciado o fato de que cerca de 40 milhões de pessoas no país mais rico do mundo não tem acesso à cobertura de saúde.
Conteúdo Estruturante: Poder Politico e Ideologia

Indicação de Filme: Fahrenheit 11-09 (EUA, 2004)
Sinopse: Documentário de Michael Moore sobre o contexto do 11 de setembro. As relações entre o governo Bush e as indústrias de petróleo e armamentistas. O papel da grande mídia de massa nos EUA na manipulação da informação, na aceitação da eleição fraudada de Bush e na divulgação da ideologia do medo para se justificar a invasão no Afeganistão e no Iraque. As motivações da ida dos jovens para a guerra, as mortes e o desespero.
Conteúdo Estruturante: Poder Político e Ideologia

Indicação de Filme: Privatizações: A Distopia do Capital (Brasil, 2014)

Sinopse: O filme de Silvio Tendler, Privatizações: A Distopia do Capital, ilumina e esclarece a lógica da política em tempos marcados pelo crescente desmonte do Estado brasileiro. A visão do Estado mínimo. Privatizações: A Distopia do Capital revela como a política neoliberal de governos como os de Collor e FHC esfacelaram empresas públicas.

Conteúdos Estruturantes: Poder Político e Movimentos Sociais

HISTÓRIA E SOCIOLOGIA: A FORMAÇÃO DA NAÇÃO E DO POVO BRASILEIRO

Indicação de Filme: O Povo Brasileiro (Brasil, 1997)

Sinopse: Segue 4 vídeos do programa produzido pela TV Cultura de São Paulo no final dos anos 1990, baseado no livro de Darcy Ribeiro, “O Povo Brasileiro: A formação e o sentido do Brasil” (1995). O vídeo, tem participação do autor e de personalidades como Gilberto Gil, Tom Zé, Chico Buarque, entre outros. O documentário conta a historia da formação do povo brasileiro a partir de suas 3 matrizes étnicas (portuguesa, africana e indígena) e as diferenças regionais no Brasil. Cada capitulo tem cerca de 30 minutos e faz referencia a determinados capítulos do livro de Darcy Ribeiro.

Conteúdo Estruturante: Cultura e Diversidade Cultural

Segue o capítulo 1 sobre a Matriz TUPI

Segue o capítulo 2 sobre a Matriz LUSA

Segue o capítulo 3 sobre a Matriz AFRO

Segue o capítulo 4 Encontros e Desencontros (sobre a miscigenação e a exclusão socio-cultural no Brasil)

Indicação de Filme: Escolarizando o Mundo (EUA, 2010)

Sinopse: O filme mostra como educação ocidental foi imposta aos povos, modificando seu modo de viver e crenças. A força do etnocentrismo por trás dos projetos educacionais, que dizem querer ajudar os jovens conquistar uma vida melhor. As falhas da educação institucional e desvalorização das culturas que não fazem parte das correntes de pensamento ocidentais.Os questionamentos sobre definições de riqueza e pobreza ou conhecimento e ignorância são feitos durante todo o documentário.O papel das escolas na época da colonização na destruição do conhecimento tradicional.
Conteúdo Estruturante: Cultura e Diversidade Cultural

CULTURA, IDEOLOGIA E INDÚSTRIA CULTURAL

Vídeo explicativo sobre o conceito de Indústria Cultural desenvolvido originalmente por Adorno e Horkheimer

Segue vídeo produzido pelo coletivo INTERVOZES sobre democracia, direito à comunicação e controle da informação

Indicação de Filme: Filmes Ruins, Árabes Malvados: como Hollywood vilificou um povo (EUA, 2007)

Sinopse: Lançado em 2007 nos EUA, o documentário mostra o preconceito aos árabes existente desde o desenho animado até as superproduções, estratégia essa que é muito parecida com a de como os nazistas tratavam os judeus em suas propagandas. O documentário mostra como a indústria cinematográfica estadunidense reforçou a imagem dos árabes de maneira superficial, desonesta e preconceituosa. Ajuda na reflexão contemporânea sobre islamofobia, xenofobia e racismo.

Conteúdos Estruturantes: Indústria Cultural, Cultura e Ideologia. Política.

VIOLÊNCIA URBANA

Indicação de Filme: Notícias de Uma Guerra Particular (Brasil, 1998)
Sinopse: Este premiado documentário retrata a violência urbana gerada pelo tráfico de drogas no Rio de Janeiro. Um rico material de depoimentos com declarações de traficantes, policiais e moradores. São abordados nesse documentário questões como a ação violenta da policia, as motivações dos jovens para entrar no tráfico, as armas, o conluio entre setores da policia e do tráfico, a visão dos moradores sobre o conflito, a exclusão social de pobres e negros.

Conteúdo Estruturante: Estrutura social e desigualdadess sociais

CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA

Segue vídeo explicativo da análise sociológica de Karl Marx 

 

Segue vídeo explicativo da análise sociológica da Émile Durkheim

 

Segue vídeo explicativo da análise sociológica de Max Weber:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s