Opinião: sobre a invasão da piscina

piscina

Para os colegas do CEP sobre a invasão da piscina.

Como disse Carlos Zlatic no texto sobre polícia: “Se fosse pra escrever pouco eu teria um Twitter”. Minha cabeça funciona com muitos caracteres, e se você não tem capacidade para ler tudo o que eu digo aqui embaixo é por que não entenderia o que eu tenho a dizer, e por tabela, perderia seu tempo. Mas se mesmo assim você insiste em ler, boa sorte.

Me nego a pular na piscina. Nos corredores do CEP nos últimos dias, em especial nas salas das turmas finais, não houve assunto mais escondido e ao mesmo explicito (que o truco) que a invasão da piscina. Por mais que digam que se trata de uma tradição, de um rito de passagem ou de qualquer coisa do tipo, isso não muda a natureza do evento. Como efeitos desta inocente brincadeira estão prejuízos muito altos para o Colégio. Desde o indubitável gasto extra que o Colégio terá para limpar a piscina que deverá ser novamente limpa no começo do ano que vem, com a mesma mísera verba que o governo envia – tal qual esmola para a mendicante classe da educação e, por conseguinte, a juventude- , até o risco de acidentes que podem ser gravíssimos, tendo que mobilizar equipes de socorro, e junto delas a imprensa sedenta por um furo que lhes traga audiência, e vergonha para o Colégio.

Nós já tivemos uma tragédia esse ano no Velho CEP, não queremos outra. Todavia, eu sei que teria capacidade de não me matar pulando no pinicão, e que se soubesse nadar, até na grande. Mas sei também que não estarei sozinho lá, e que qualquer pessoa em desespero dentro de uma piscina é mais perigoso para mim do que para a própria (eu já quase me afoguei e sei o desespero de não sair da água).

Sei também que na euforia da invasão existem pessoas que não medem as consequências de seus atos (muitas até fora dela), e que isso representa perigo a todos ali. Muito além do medo de um acidente e da consciência dos gastos que eu causaria está a integralidade das minhas convicções, e isso é algo que eu tenho visto muito pouco no Colégio. Muitas pessoas que eu vi durante a campanha pelo grêmio falando de endireitar o CEP, eu vi furando a fila do Fome como se fosse a coisa mais normal do mundo. Vi também pessoas que diziam que querem o melhor pelo CEP jogando lixo pelas janelas. E eu estou aqui para dizer que eu senti vergonha em usar o mesmo uniforme que essas pessoas, e de cantar o mesmo hino que elas. Não estou aqui para dizer que sou perfeito, muito pelo contrário, longe disso, tenho muitos defeitos que sempre tento consertar, mas é claro que nunca vou saná-los por completo. Mas ainda assim, eu tenho o direito de dizer que a hipocrisia é um péssimo defeito, e que eu estaria cometendo este erro se pulasse amanhã, e depois fosse reclamar da falta de papel higiênico nos banheiros do Colégio, pois a causa da ausência dos papéis está na ineficiência do governo e na ausência de verbas. Como posso reclamar da ausência de verbas se causo gastos absurdos e desnecessários para a Direção? Não vejo lógica nisso. Ninguém é coerente 24 horas por dia, isso é fato. Mas se nem a coerência, nem a parte financeira, nem o perigo lhes tocaram, pensem nos alunos que entram esse ano no Colégio, e pensem em que Colégio vocês querem deixar para eles, em que Colégio vocês querem receber e no exemplo que vocês querem passar.

Antes de criticar os políticos, pensem na política que você fazem. Numa conversa com um colega eu disse, certa vez: “Política é o que nós fazemos todo o dia, em cada ato. Pensar nas consequências de cada ato que nós fazemos é um grande ato político”. Manterei minhas convicções, e espero que os que mesmo assim pulem na piscina, repensem. Não espero mudar o Colégio ou o mundo, mas mudando a minha atitude, serei um erro a menos no mundo.

Aluno Mateus Alves Nedbajluk, da 3ª série A – manhã

Deixe um comentário

